Nossa missão é a evangelização e promoção humana e social da pessoa e da família.
É imprescindível realizar a articulação, dinamização e orientação de ações em favor da família e da vida humana em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural, e promover seu acolhimento promoção e defesa cora qualquer forma de violência.

A PASTORAL FAMILIAR possui 4 metas fundamentais:
Viver e crescer na fé e aperfeiçoar-se como comunidade
Ser santuário da vida;
Ser célula primeira e vital na sociedade;
Ser igreja doméstica e missionária.

OBJETIVO:
A PASTORAL FAMILIAR tem como objetivo uma adequada e exaustiva evangelização da família para que, educada no amor, ela possa ser transmissora da fé, formada da personalidade, promotora do desenvolvimento e do senso comunitário.
A PASTORAL FAMILIAR atua de maneira orgânica, trabalha em sintonia com outras pastorais, movimentos e serviços familiares, presta ajuda a todos e sabe se aproveitar das oportunidades oferecidas ao seu campo específico de ação pastoral.
Esta comissão arquidiocesana de vitória tem como principais objetivos:
Apoiar as iniciativas de implantação da PASTORAL FAMILIAR em sua paróquia;
Fornecer subsídios e orientações necessárias ara os coordenadores e agentes da pastoral ou movimentos afins;
Incentivar e estimular ações integradas em defesa da vida da família.

SETOR PRÉ-MATRIMONIAL: É um dos três setores da estrutura da PASTORAL FAMILIAR, conforme proposto pelo diretório da Pastoral Familiar da CNBB. A preparação para o Matrimonio, no que cabe à Pastoral Familiar, é predominantemente tarefa do setor que pode trabalhar diretamente com a criança a partir de sete ou oito anos de idade, ate o casamento. Como existe ligação entre todo o trabalho realizado pela pastoral, é claro que as atividades dos outros setores também influenciam na preparação do matrimonio.
É importante lembrar que nem toda a preparação para o matrimonio é tarefa dessa pastoral. Na verdade, esta formação é um dever e direito da família. A ação pastoral está sendo necessária porque a família está tendo dificuldades de existir de modo estável e de cumprir esta missão importante. É também oportuno enfatizar que o “Encontro de Noivos” é apenas um dos eventos/atividades do setor pré-matrimonial. O setor tem desafios muitos mais amplos. Envolve uma preparação mais remota de danos ao adolescente e ao jovem.
Na “FAMILIARIS CONSORTIO”, que tem décadas desde sua publicação, o Papa João Paulo II já alertava para a urgência desse desafio.
“A PREPARAÇÃO PARA O MATRIMONIO DEVE VER-SE E ATUAR-SE COMO UM PROCESSO GRADUAL E CONTÍNUO. COMPREENDE UMA PREPARAÇÃO REMOTA, OUTRA PRÓXIMA E UMA OUTRA IMEDIATA”. (FC66).
Esta preocupação vai nos desafiar a realizar uma continua educação para o casamento, entretanto o que ainda predomina na maioria das paróquias é apenas o encontro de noivos.

SETOR PÓS-MATRIMONIO: Te sua atuação voltada para recém-casados, pessoas sozinhas e famílias de maneira geral que se encontram regularmente dentro do Sacramento do Matrimônio. Seus trabalhos são com:
RELACIONAMENTOS: Marido x mulher, pais x filhos, família x comunidade, viúvos x idosos.
MOVIMENTOS: Encontros de recém- casados, encontro de casais com Cisto (ECC), encontro de diálogos e troca de experiências, escola de pais, famílias novas, movimento familiar Cristão.
RIMEIRAS AÇÕES: Aproveitar o cadastro dos encontros de noivos para convidá-los posteriormente a continuarem na caminhada de crescimento na Pastoral Familiar. Buscar integração com outras pastorais, movimentos e grupos de terceira idade que realizam ações junto às famílias.

 

PASTORAL FAMILIAR CASAL RESPONSÁVEL
Casal Coordenador Arquidiocesano João e Acidália Fone: 3661-1922/99996-6093

Email: jynohama@gmail.com

Casal Coordenador da Paróquia Lucilene e Luiz Roberto Fone: 3023-026/99908-8619/ 99943-3793
Casal Coordenador da Comunidade São Mateus José Félix e Zenilde Fone: 3028-1794/99988-6128/ 9618-7330

Email: zenildemaria@tera.com.br